Plantando Sustentabilidade

quinta-feira, Janeiro 12, 2012

Nossa preocupação em conservar nossas terras sadias, nos faz apoiar iniciativas que garantem a conservação e uma longa vida útil ao meio ambiente.

 

A produção agrícola de nosso país é um forte pilar para o desenvolvimento econômico, e um dos temas mais recorrentes nos debates sociais nas últimas décadas. Com a criação de novos programas , “sustentabilidade” deixou de ser uma opção para ser uma meta.

O programa ABC ( Agricultura de Baixo Carbono), criado em 2010 pelo governo federal, exemplifica as mudanças de atitude do homem em relação a natureza. O programa tem como foco reduzir a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso. E garante aos produtores rurais incentivos e recursos para adotarem técnicas agrícolas sustentáveis.

 

Programa criado pelo governo federal em 2010”

 

O plantio direto sobre a palha, uma das iniciativas do programa, já é uma prática adotada pela Treviso Máquinas que disponibiliza no mercado tecnologia de ponta, como as Plantadeiras John Deere, especializadas no plantio direto. Tais equipamentos permitem que o produtor utilize um sistema diferenciado de manejo dosolo, em que a palha e os demais restos vegetais de outros ciclos produtivos são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos.

 

Semeadora John Deere 1109”

 

A recuperação de áreas degradadas, o plantio comercial, a recuperação de florestas, a fixação biológica de nitrogênio e o tratamento de resíduos animais, também são iniciativas incorporadas ao programa com metas e resultados previstos até 2020.

A Treviso Máquinas tem a consciência de que a tecnologia é uma forte parceira na modificação da base técnica da produção agrícola. A adaptação de máquinas e equipamentos a era da sustentabilidade é essencial para difundir uma nova agricultura que reduza o efeito global; e um passo extremamente importante para transformar a agricultura convencional em uma agricultura sustentável.

Vale a cada um, seja pequeno ou grande produtor, empresas ou governos, se conscientizarem que sustentabilidade é uma necessidade e um beneficio compartilhado entre homem e natureza, pois permite maior produtividade, com maior grau de preservação do solo, da água e do ar; maior preservação da vida. 

 

Gabriela Fernandes

Analista de Marketing



Share